quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Administrador do passado versus Administrador do terceiro milênio

Segundo Wick & León (1997), pode-se fazer uma comparação entre o administrador do passado e o administrador do futuro, que na realidade pertence a um futuro que já deveria estar presente nas organizações, como mostra o quadro abaixo:

















O quadro 01 demonstra que os administradores devem se responsabilizar pelo próprio aprendizado e estar conscientes que o seu desenvolvimento pessoal e profissional dependem muito mais das suas ações pessoais na busca de novos conhecimentos.
Daí poder-se citar o caso de diferenças etárias nas organizações, onde ainda hoje é visto como um problema. Vê-se pessoas jovens bem sucedidas e outras, de maior idade, que não conseguem atingir os objetivos que traçaram há anos. Isso pode ser perfeitamente explicado pelo quadro acima, tendo em vista a grande concorrência no mercado de trabalho, onde os jovens estão buscando com mais ansiedade seus objetivos, tendo maior poder de decisão sobre suas atitudes, poder de escolha entre o que fazer ou não, aprender ou não, se responsabilizando pelos seus próprios atos.
De fato, sem se atualizar, qualquer profissional será descartado, tenha ele 70 ou 25 anos de idade. As pessoas têm a capacidade de surpreender, de se atualizar, de virar o jogo. Portanto, ainda não inventaram nada melhor do que a experiência; sendo assim, está sendo muito utilizado em grandes empresas, se colocar jovens empreendedores, cheios de novos conceitos e idéias junto com veteranos para trabalharem como incentivo à troca constante de experiências.
Dessa forma, as empresas devem contar com a experiência dos veteranos que conhecem muito sobre ela; e a força dos jovens, cheios de idéias e ideais. Ambos se completam.

3 comentários:

  1. é um momento interessante, pois os mais velhos querem sempre aprender, e os mais jovens acham que sabem tudo!

    ResponderExcluir
  2. Está nova geração, faz com que os jovens estejam sempre atualizados, eles almejam dentro das empresas crescimentos imediatos. Ao mesmo tempo os profissionais mais antigos tem um pouco de dificuldade de estar sempre se atualizando e acreditam que com a sua experiência profisional, consigam alcançar bons resultados. Hoje o mercado está exigindo cada vez mais dos profissionais e não basta somente a experiência, mas sim também agregar novos conhecimentos e aprendizados.

    ResponderExcluir
  3. Também acredito que estamos em um período interessante dentro das empresas, pois encontramos jovens atualizados com a tecnologia, e com muita informação para processar, e pessoas mais velhas, quase sem estudos mas que têm muita experiência na área que estão trabalhando. Acredito que teriamos bons resultados colocando essas duas gerações, totalmente diferentes, para desenvolverem as tarefas juntas.

    ResponderExcluir